As enzimas digestivas e suas funções

0
169
As enzimas digestivas e suas funções
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

As enzimas digestivas são substâncias de origem proteica, catalisadoras de reações químicas. Elas são ativadas com as moléculas de nome substratos, em seguida, passam a ser diferentes moléculas. A maioria dos processos celulares utilizam essas substânciaspara que ocorram em altas taxas.

Nos reinos vegetal e animal, a vida se mantém graças a uma série de reações químicas que constantemente ocorrem no interior das células e tecidos dos organismos, através da eficiente intervenção de catalisadores biológicos chamados Enzimas.

A digestão dos alimentos que o homem consome oferece um exemplo do anterior. O amido e a fécula contidos no pão, cereais, batatas, etc. são convertidos em açúcares, que são incorporados à corrente sanguínea para serem transformados em energia ao se combinar com o oxigênio do ar que se respira.

Por longo tempo a ciência têm procurado indagar por que tais processos vitais só ocorrem em organismos vivos. Descobriram que cada processo requer a ação catalizadora de certas substâncias que somente as células vivas podem produzir. Cada uma dessas substâncias misteriosas, tem uma atividade específica, razão pela qual só intervém no processo.

Quando germinam os grãos de trigo, cevada e outros cereais, produzem enzimas que transformam o amido em açúcares que alimentam a incipiente planta. Esta circunstância se aproveita da fermentação de cereais com que se prepara a malta para a elaboração de cerveja.

Todas as enzima conhecidas até hoje são proteínas e exibem as propriedades físicas e químicas, que distinguem a estas. O calor as torna inativas e algumas se coagulam em água fervente. A temperaturas superiores A cinqüenta graus centígrados, a molécula da enzima sofre uma mudança em sua estrutura que reduz sua solubilidade e a sua capacidade para atuar como catalisador. Também é afetada, a atividade das enzimas por mudanças leves no grau de acidez ou de alcalinidade.

Portanto, elas contribuem para a absorção de nutrientes e decompor as partículas dos alimentos que ingerimos diariamente. A energia que geram as enzimas, serve de apoio para a construção de cada músculo e cada célula nervosa, também protege o sangue de toxinas. A produção inadequada de enzimas pode levar a distúrbios digestivos, falta de energia, inchaço, e reações alérgicas aos alimentos.
enzimas-300x229 As enzimas digestivas e suas funções

As Enzimas digestivas são classificados da seguinte forma:

Há mais ou menos quarenta tipos de enzima, distribuídos em três grandes grupos:

Lipases: São as encarregadas de processar os lipídios que comemos; armazenado a energia e transformando-a em triglicérides, contribuindo, ainda, com a regulação hormonal.

Peptidases: São as enzimas responsáveis pela digestão das proteínas, estas são liberadas pelo pâncreas e exercem a sua função dos intestinos.

Amilasas: São as enzimas básicas do processo digestivo, estas decompõem e processados os carboidratos transformando-os em energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here